Porto recebe curso internacional de Imagiologia Desportiva
05/09/2018 12:26:15
Dr. Alberto Vieira, presidente da Sociedade Europeia de Radiologia Músculo-esquelética
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Porto recebe curso internacional de Imagiologia Desportiva

A News Farma falou com o diretor do serviço de Radiologia do CUF Porto Hospital e presidente da Sociedade Europeia de Radiologia Músculo-esquelética (ESSR, na sigla inglesa), Dr. Alberto Vieira, a propósito do curso internacional de Imagiologia Desportiva – “The Fever of Sports” – que decorre pela primeira vez em Portugal, na cidade do Porto, nos dias 14 e 15 de setembro. Através da aposta numa abordagem multidisciplinar e internacional, os participantes poderão trocar conhecimentos e discutir ideias relacionadas com a temática de Patologia e Imagiologia Desportiva.

News Farma (NF) |Qual é a importância deste curso internacional para os profissionais portugueses?

Dr. Alberto Vieira (AV) | A participação de 24 palestrantes, entre os quais 14 estrangeiros de nove nacionalidades de reconhecido prestígio na área da Patologia Desportiva, permitirá uma troca de experiências muito interessante sobre a temática da Patologia e Imagiologia Desportiva, bem como uma abordagem multidisciplinar na terapêutica e prevenção das lesões no desporto, que conta com a participação de radiologistas, ortopedistas, fisiatras e desportistas de elite. O curso terá interesse relevante para profissionais portugueses, mas também de outros países, como provado pelo interesse despertado na comunidade médica internacional com inscrições de profissionais provenientes de 15 nacionalidades diferentes, até ao momento.

NF | Serão abordadas mais temáticas para além da patologia desportiva?

AV | A Patologia Desportiva é o pilar deste curso internacional, nas suas diferentes vertentes, nomeadamente do atleta profissional, mas também do atleta jovem, atleta ocasional (weekend warrior) ou atleta sénior. Esta abordagem é importante, atendendo às especificidades inerentes a cada grupo de atletas enunciados.

Além da abordagem da Patologia Desportiva, o curso focará também outros aspetos relacionados com o desporto: a motivação para vencer (coaching), diferentes abordagens terapêuticas, além da experiência na primeira pessoa de atletas profissionais de elite.

Contaremos também com a apresentação da experiência médica, com foco na Imagiologia da equipa de diagnóstico dos últimos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

JM | Considera a aposta numa abordagem multidisciplinar uma mais-valia?

AV | A abordagem multidisciplinar será uma grande mais-valia, porque o radiologista deve saber diagnosticar e dar resposta às questões de quem vai tratar os atletas, além de todos os intervenientes na abordagem da patologia desportiva deverem "falar a mesma linguagem".

NF | Como funciona o processo de candidaturas e quem pode inscrever-se?

AV | Todos os profissionais de saúde que se interessam pela temática da Patologia Desportiva terão interesse na participação neste curso internacional, através do site www.feverofsports.com.

NF | Sendo a primeira vez que se realiza no Porto, quais são as expectativas?

AV | Este curso é organizado pela primeira vez no nosso país, pelo subcomitê de Desporto da ESSR, com sede em Viena de Áustria, que tem como organizador local o atual presidente eleito da referida sociedade e diretor de Serviço de Radiologia do Hospital CUF Porto, Dr. Alberto Vieira.

As expectativas são bastante otimistas, tendo em conta a reação dos profissionais de saúde, contando já com elevado número de inscritos nacionais e internacionais.