Obesidade: apostar na multidisciplinaridade!
23/11/2017 16:06:18
Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente da SPEO
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Obesidade: apostar na multidisciplinaridade!

A obesidade é uma doença crónica, complexa e multifatorial, considerada a epidemia do século XXI e que tem vindo a aumentar a sua prevalência em todas as faixas etárias em Portugal e no mundo. Dada esta complexidade é necessária a intervenção de “TODOS”.

E “todos” significa os médicos de várias especialidades como Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Pediatria, Endocrinologia, Nefrologia, Cardiologia, Dermatologia, Reumatologia ou Cirurgia. Ainda, os restantes profissionais de saúde, como nutricionistas, psicólogos, fisiologistas do exercício físico, enfermeiros, mas também professores, educadores, jornalistas e políticos para combater este flagelo da obesidade.

Daí que esta direção da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade considerou que o lema do 21.º Congresso Português de Obesidade para este ano teria de ser: “Obesidade: apostar na multidisciplinaridade!”.

O programa deste Congresso espelha esta multidisciplinaridade, nomeadamente com a integração de simpósios conjuntos com várias Sociedades Científicas, como a Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade, a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia e Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica. Os temas deste ano também exprimem esta multidisciplinaridade e são, entre outros, Obesidade e a sua relação com várias doenças e condições: psoríase, osteoporose, doença renal, diabetes, cancro, insuficiência cardíaca, polifenóis, disruptores endócrinos, vitamina D, microflora intestinal, etc.

Dada a elevada prevalência da obesidade em idade pediátrica em Portugal, realçamos a conferência de abertura e o encontro com o especialista dedicados a esta problemática.

Ao longo do Congresso, temos três cursos pré-congresso (Nutrição, Psicologia e Atividade Física), três simpósios autopropostos, doze simpósios, dos quais três são dos grupos de estudos da SPEO, seis encontros com o especialista, três conferências e cerca de uma centena de comunicações orais e posters.

A transmissão correta da informação acerca da obesidade e dos problemas a ela relacionados à sociedade civil pelos meios de comunicação social é também fundamental para o combate deste flagelo, e daí a parceria da SPEO com a “Guess What” para a apresentação do “Projeto Jornalistas contra a Obesidade”.

Numa perspetiva das múltiplas faces da obesidade, temos o “À conversa, sobre Obesidade e Cinema”, com o jornalista Mário Augusto. 

A prevenção da obesidade é uma das estratégias fundamentais para o seu combate, daí a SPEO ter organizado, com apoio da Câmara Municipal de Aveiro, do Ginásio Club e Português, da Nutrir, da Well’s, da FADEUP e do Clube Galitos, duas atividades: uma dirigida a crianças do 1º Ciclo e outra de sensibilização acerca da Obesidade Infantil para pais.

Também no âmbito da prevenção, a SPEO participa com a Aveiro Runners numa corrida dirigida à comunidade em geral.

E porque uma sociedade sem memória é uma sociedade sem futuro, a SPEO tal como no ano passado faz uma singela homenagem ao seu segundo presidente - o Professor Doutor José Luís Medina, que também proferirá a conferência de encerramento.

No ano passado, na carta de boas-vindas aos congressistas do 20.º Congresso Português de Obesidade, a SPEO congratulava-se com o surgimento de novas armas terapêuticas para o combate à obesidade nos Estados Unidos e na Europa, e esperava que rapidamente surgissem em Portugal. E de facto tal aconteceu. No entanto, apesar da obesidade ser uma doença crónica e com maior prevalência nas classes socio económicas mais desfavorecidas, até à atualidade nunca um fármaco para a obesidade foi comparticipado em Portugal. Oxalá isto mude brevemente e novas armas terapêuticas surjam para nos ajudar a ganhar esta batalha.

A SPEO, com a colaboração de vários parceiros, empenhou-se em elaborar um programa científico que espelhasse bem a multidisciplinaridade da obesidade. Junte-se a nós neste combate contra a obesidade.