Revista da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular
07/09/2017 12:38:40
Dr. Miguel Guerra, editor-chefe da revista SPCCTV
Partilhar por emailShare on Google+Partilhar no facebookPartilhar no linkedinPartilhar no twitter
Revista da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular

A publicação de artigos científicos é hoje o meio preferencial para a difusão da investigação em ciências biomédicas. O produto final resultante de projectos de investigação básica ou clínica é a publicação, que se deseja indexada, para que tenha credibilidade e visibilidade. A publicação também tem assumindo um papel de crescente relevo na formação e classificação final dos candidatos a grau de especialidade ou consultor. Em Portugal existem poucas revistas às quais foi atribuída indexação na PubMed: a nossa Revista da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular é uma delas.

Durante os últimos anos a Revista Portuguesa de Cirurgia Cardiotoracica Vascular tornou-se um meio preferencial para a difusão de trabalhos portugueses e internacionais no âmbito da Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, pela sua credibilidade, originalidade, qualidade científica e visibilidade, particularmente, após a sua indexação na PubMed a partir de 2003. Nos próximos números tentaremos aproximar a Revista Portuguesa de Cirurgia Cardiotoracica Vascular dos seus leitores.

Torná-la mais interativa e participativa. Promoveremos as plataformas informáticas e as redes sociais. Privilegiaremos os artigos originais, mas também, artigos de opinião, cartas ao editor e experiências individuais. Por outro lado, teremos um espaço para a experimentação laboratorial, para as ciências cardiovasculares fundamentais e para a investigação de translação. Tudo sob o escrutínio de uma revisão paritária e com arbitragem por parte de um corpo redatorial e uma comissão científica especializados em cada sub-tema, contribuindo, assim, para a qualidade superior do trabalho a ser publicado.

Nesse sentido, convidamos todos os médicos e cirurgiões das diferentes Instituições/Serviços a submeterem os vossos Resumos ao Congresso da SPCCTV - 4D Visions 2017. Todos os trabalhos aceites sob a forma de comunicação oral ou poster serão apresentados e discutidos sob moderação de especialistas na matéria, privilegiando a originalidade e a qualidade científica. Todos os resumos/abstracts serão publicados num suplemento da Revista e convidamos desde já todos os autores a publicarem os seus trabalhos na Revista Portuguesa de Cirurgia Cardiotoracica Vascular sob a forma de Artigos Originais, Casos Clínicos, Imagens em Medicina ou Técnicas Cirúrgicas. Ao escolher a Revista Portuguesa de Cirurgia Cardiotoracica Vascular para publicar, os autores não só garantem a máxima visibilidade do seu trabalho científico como prestigiam a cultura médica portuguesa.